quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Água? Nem a pagar...

As Câmaras Municipais ameaçam denunciar contrato com Águas do Zêzere e Côa.

O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento foi criado em Julho de 2000 e serve os municípios de: Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Fornos de Algodres, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia.

A decisão de denunciar o contrato foi tomada num encontro em Manteigas e acontece menos de uma semana antes da reunião que os accionistas vão ter com a Ministra do Ambiente. Descontentes com a proposta de novo aumento do tarifário num sistema que “está técnicamente falido”, os autarcas advertem para a necessidade de salvaguardar o abastecimento de água a preços justos.

"Chegou a hora de tratar da resolução do contrato com a Águas do Zêzere e Côa (AdZC)", o aviso foi feito pelo presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, no final da reunião com as 16 autarquias que fazem parte deste sistema multimunicipal. Segundo os autarcas, a situação está a tornar-se insustentável e, até agora, todas as hipóteses de entendimento falharam.

Os municípios querem manter as negociações com o Ministério do Ambiente, mas decidiram comunicar a intenção de rescindir com a AdZC por não concordam um contrato que, para além de "prejudicial, porque esgota a capacidade de financiamento, é insuportável. Temos que por um ponto final nisto"

Os municípios ameaçam com a resolução do contrato e admitem que não está descartada a possibilidade de cortes no abastecimento de água. Se isso vier a acontecer a responsabilidade será da empresa e acredita que o bom senso vai prevalecer "porque o direito a água é um direito universal".

Querem ver que além de pagarmos uma fortuna de água ainda vamos ficar sem ela?

Ai Celorico Vila linda...será que ficar sem água é o que nos espera?

O observador

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MAJUSP VENCE SONDAGEM C&D

Foi esta a votação dos leitores do Blog Curtas e Directas, Majusp a vencer, talvez por isso o génio a dar inicio ao Majusp 2.
O PS ao ter esta votação mostra que... O Joo deve ter andado a enviar uns sms a mandar o pessoal vir votas nesta sondagem.
Quanto ao PSD, nada a dizer... Estão mais do que habituados ao 3º lugar, e é sempre bom ter uma garantia. No caso deles é que de 3º talvez não passem.

Ficamos á espera que os nossos leitores sugiram novas questões para serem colocadas nas barras laterais. Podem deixar neste post como comentário.

O Observador.